Últimas Notícias
Notícias
Instituições Comunitárias
16/10/2010
[caption id="attachment_5545" align="aligncenter" width="441" caption="Comitiva da Acafe esteve em Florianópolis e em Brasilia"][/caption]
Com o objetivo de apresentar, conscientizar e buscar posicionamentos quanto às instituições comunitárias de Santa Catarina o reitor da UNIDAVI e presidente da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe), Viegand Eger participou de encontros com candidatos ao Governo do Estado e à presidência da República.
Na segunda-feira, dia 20, em Florianópolis, Eger e demais membros da Acafe se reuniram com Raimundo Colombo durante Café da Manhã. O almoço foi com Angela Amim e à tarde foram recebidos no Comitê de Ideli Salvatti.
Na quinta-feira, dia 23, o encontro foi durante debate com quatro candidatos à presidência da República: Dilma Roussef, José Serra, Marina Silva e Plínio de Arruda Sampaio na Universidade Católica de Brasília (UCB), em Taguatinga (DF). A comitiva foi recebida em salas separadas (camarins) e falou com cada candidato individualmente.
O debate foi uma iniciativa da UCB; da Associação Brasileira das Universidades Comunitárias (ABRUC); Comissão Brasileira de Justiça e Paz (CBJP) e Associação Nacional de Educação Católica (ANEC), com o apoio da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
O tema apresentado por Eger e demais membros da Acafe foi o Projeto de Lei das Instituições Comunitárias de Educação Superior (PL 7639/2010) protocolado no dia 13 de julho deste ano na Câmara dos Deputados. Assinado por dezenas de deputados da Frente Parlamentar em Defesa das Universidades Comunitárias, o projeto é resultado de proposta apresentada pelas entidades representativas das instituições e discutida ao longo de três anos com o Ministério da Justiça e o Ministério da Educação.
A intenção de levar o assunto aos candidatos é deixar claro a diferença entre comunitárias e particulares; garantir recursos públicos para auxiliar ainda mais estudantes, além do País se beneficiar com a aumento da inclusão social na Educação Superior.
Hoje a Legislação reconhece a existência de instituições comunitárias de educação (que pertencem à comunidade, a beneficia com projetos de pesquisa e extensão e não visam lucro). Estão previstas no art. 213 da Constituição Federal, no entanto, são confundidas com as privadas/particulares que pertencem a empresários e buscam lucro.
Saiba mais sobre as comunitárias
A Acafe, sediada em Florianópolis, é uma entidade sem fins lucrativos. Sua missão é promover a integração dos esforços de consolidação das instituições de ensino superior por ela mantidas como modelo de universidades comunitárias, único no País.
Hoje o Sistema Acafe possui 15 instituições filiadas e atende a 70% dos estudantes de graduação de Santa Catarina. São 158,3 mil acadêmicos matriculados em 928 cursos oferecidos em 71 cidades. Destes quase 50 mil são beneficiados com Bolsas de Estudo.
O Sistema ACAFE possui ainda 9,1 mil professores; 6,4 mil funcionários; 2.089 laboratórios; 16 mil computadores conectados à Internet, mais de 400 grupos de pesquisa consolidados e reúne mais de um milhão de livros em suas bibliotecas.
Instituições filiadas (cidade sede)
Unidavi (Rio do Sul), Furb (Blumenau), Udesc (Florianópolis), Unibave (Orleans), Unc (Caçador), Unerj (Jaraguá do Sul), Unesc (Criciúma), Unifebe (Brusque), Uniplac (Lages), Unisul (Tubarão), Univali (Itajaí), Univille (Joinville), Unochapecó (Chapecó), Unoesc (Joaçaba), Uniarp (Caçador).
Texto: Sônia Regina - Jornalista (SC-00737-JP)
[nggallery id=165]