Últimas Notícias
Notícias
Viegand Eger é o novo presidente da Acafe
16/06/2010
Momentos antes da Abertura Oficial da 22ª Confraternização Olímpica dos Funcionários Administrativos das Fundações Educacionais (Cofafe), o reitor da UNIDAVI, Viegand Eger, foi eleito presidente da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe).
A Assembleia ocorreu na tarde de quinta-feira, dia 3, na Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc), campus de São Miguel do Oeste. Ele assumiu o cargo para o biênio 2010/2012 ao lado do vice-presidente, o reitor do Univali, Mário César dos Santos. Eger, anteriormente vice-presidente, sucede o reitor da Universidade da Região de Joinville (Univille), Paulo Ivo Koehntopp.
Esta é a primeira vez que o reitor de uma instituição pequena assume a presidência da Acafe. Viegand Eger aponta três metas como principais. A prioritária será conseguir o ¿Marco Regulatório das Instituições Comunitárias¿ que já detém uma frente parlamentar no Congresso Nacional. A intenção é fazer com que as instituições do Sistema Acafe se tornem oficialmente ¿públicas não estatais, sem fins lucrativos¿ e com isso sejam inseridas no orçamento da União.
As filiadas foram criadas pelo poder público municipal e ou estadual, mas são mantidas com as mensalidades dos alunos. ¿Não temos patrão, nem sócios. Também não distribuímos dividendos. Não somos públicas e nem privadas. Somos comunitárias que transferem seus resultados para Bolsas de Estudos, prestação de serviços e projetos que desenvolvem cada uma das microrregiões onde estamos inseridos¿, explica o reitor. Segundo ele, o reconhecimento do Governo Federal, através da definição de uma legislação própria, possibilitará a disponibilização de recursos orçamentários que beneficiarão ainda mais a população catarinense.
A ajuda mútua entre as instituições filiadas é outra meta da atual presidência e, como primeiro passo, foi criado internamente o Consórcio Acafe, organismo com autonomia para desenvolver projetos. ¿Uma maior integração entre as filiadas facilitará, por exemplo, a formação de Doutores, com mais agilidade e eficiência, sem contar a infinidade de projetos que poderão ser compartilhados em favor das regiões¿, comenta.
Acentuar o relacionamento com autoridades e organismos públicos também são estratégias discutidas entre as filiadas. ¿Sessenta e oito por cento dos estudantes de Graduação e Pós-Graduação do Estado estão na Acafe, o que é bastante significativo. Queremos parceiros que nos permitam continuar cumprindo nossa função social, que é desenvolver programas e projetos de assistência à comunidade, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida, inclusão social e construção da cidadania¿, deixa claro Eger.
Saiba mais:
O que é: o Sistema ACAFE é uma sociedade civil, sem fins lucrativos, que congrega fundações educacionais comunitárias.
Seu objetivo é: promover o intercâmbio administrativo, técnico e científico entre as instituições de Educação Superior, na busca de soluções para problemas comuns nas áreas de Ensino, Pesquisa, Extensão e Administração.
Forças da Acafe
15 instituições filiadas ((Unifebe, Unerj, Unidavi, Unochapecó, Univille, Furb, Udesc, Unisul, UNC, Unesc, Unibave, Uniplac, Univali, USJ e Unoesc).
59 cidades atendidas
157.520 alunos matriculados em cursos de Graduação e Pós-Graduação
9.015 professores (dentre 4.048 mestres e 1.301 doutores)
7.593 funcionários
947 cursos de Graduação
454 cursos de Pós-Graduação
400 grupos institucionais de pesquisa
38.595 alunos beneficiados com Bolsas de Estudo
4.813 projetos de pesquisa, extensão e iniciação científica
1.756 laboratórios
19.319 computadores conectados à Internet
Mais de dois milhões de livros nas bibliotecas
Ações comunitárias
Só em 2008 foram beneficiadas mais de um milhão de pessoas, nas seguintes áreas:
81.922 estudantes, com diferentes tipos de apoio
436.139 atendidos por serviços de saúde
54.883 atendidos em atividades de assistência jurídica
249.522 atendidos em programas de educação comunitária
334.454 atendidos em programas de promoção sociocultural
Texto: Sônia Regina - Jornalista (SC-00737-JP)
Fotos: Arquivo Unoesc
[nggallery id=113]