Normas

CAMINHOS – REVISTA DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA DA UNIDAVI

A Revista Caminhos é uma publicação periódica que busca problematizar, divulgar e empreender reflexões relativas ao campo educacional no Ensino Superior. A publicação, efetuada de forma online, privilegia artigos produzidos por pesquisadores, professores, acadêmicos e egressos da UNIDAVI e demais instituições de Ensino Superior.

Serão considerados para publicação artigos científicos e resenhas, que visam contribuir para a divulgação de estudos e pesquisas, bem como, difundir o conhecimento resultante das diferentes atividades desenvolvidas na Instituição.

As edições da Caminhos estão distribuídas em Dossiês e Especiais. Os Dossiês correspondem às Áreas de Conhecimento nas quais estão vinculados os cursos da UNIDAVI e seguem o seguinte cronograma:

  • Dossiê Gestão: chamada de trabalhos até dia 15 de fevereiro – publicação em março.
  • Dossiê Humanidades: chamada de trabalhos até dia 15 de maio – publicação em junho.
  • Dossiê Saúde: chamada de trabalhos até 15 de agosto – publicação em setembro.
  • Dossiê Tecnologia: chamada de trabalhos até 15 de novembro – publicação em dezembro.
1 NORMAS GERAIS PARA APRESENTAÇÃO

A Revista de Divulgação Científica Caminhos publica trabalhos originais. A produção deve ser inédita, possuir consistência teórica, apresentar contribuição relevante para a educação e atender às normas para a publicação.

2 APRESENTAÇÃO E ESTRUTURA DO ARTIGO

Serão aceitos textos em Português, Inglês e Espanhol. Os originais deverão conter, no mínimo 10 e no máximo 20 páginas, incluindo resumos, tabelas, ilustrações e referências. As Resenhas deverão conter, no mínimo 03 e no máximo 06 páginas.

3 A COMPOSIÇÃO DO TEXTO DEVERÁ SEGUIR AS SEGUINTES ORIENTAÇÕES
3.1 QUANTO AO TRABALHO

Os trabalhos deverão utilizar o processador de texto Microsoft Word. Tamanho do papel: A4 (210 x 297mm); orientação retrato; margens: esquerda e superior com 3 cm e direita e inferior com 2 cm. Não enumerar as páginas.

3.2 QUANTO AO TÍTULO DO TRABALHO

O título deve vir centralizado, em Fonte Times New Romam, tamanho 12, em negrito e maiúsculo.

Após o título inserir nota de rodapé ‘1’, a qual se associa a natureza do trabalho.

Exemplo: Projeto Institucional desenvolvido nos Grupos de Pesquisa da UNIDAVI.

3.3 QUANTO AO(S) NOME(S) DOS ENVOLVIDOS NO TRABALHO

Os nomes dos autores devem estar por extenso e alinhados à direita da página, com dois espaços abaixo do título do trabalho. Em caso de mais de um autor, seus nomes serão escritos um abaixo do outro, em Fonte 12.

Após o nome inserir nota de rodapé ‘1’, na qual se identifica o autor (acadêmico, professor, orientador, mestrando, doutorando, etc) e instituição de origem. Pode ser acrescentado e-mail.

Exemplo:

Grasiela Barnabé Schweder¹

Sônia Regina da Silva²

3.4 QUANTO AO TEXTO DO RESUMO

O texto do resumo deve vir logo abaixo do nome do(s) autor(es), após dois espaços de 1,5 entre linhas, contendo no mínimo 100 e o máximo de 250 palavras. Deve constituir-se num texto redigido de forma concisa e objetiva, num único parágrafo, especificando: o objetivo do trabalho, uma breve descrição da metodologia, os principais resultados e as considerações finais.

Após dois espaços abaixo do texto do resumo devem ser inseridas as palavras-chave: no mínimo três e no máximo cinco palavras escritas com a inicial em letra maiúscula e intercaladas por pontos.

Atenção: O resumo e as palavras-chave também devem ser apresentados em língua estrangeira.

3.5 QUANTO AO DESENVOLVIMENTO TEXTUAL

Inserir: Introdução; objetivos; metodologia; resultados obtidos e considerações finais, seguindo as orientações da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Quanto às notas de rodapé devem ser indicadas no texto com número sequencial.

3.6 QUANTO AO DESENVOLVIMENTO PÓS-TEXTUAL

Inserir: Referências e anexos, seguindo as orientações da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

4 ENDEREÇO PARA ENVIO DE TRABALHOS

Os trabalhos para publicação devem ser enviados em meio eletrônico para editora@unidavi.edu.br.

ATENÇÃO

A revisão ortográfica, bem como, as afirmações e opiniões contidas nos trabalhos são de inteira responsabilidade do(s) autor (es).